Designação
A importância das actividades aquáticas para as crianças e jovens com nee
Destinatários
Esta acção de Formação/Sensibilização destina-se a Professores, Educadores, Psicólogos, Técnicos de Educação Especial, Encarregados de Educação, Terapeutas, Estudantes, Auxiliares da Acção Educativa e Comunidade em geral.
Apresentação
A água é um meio maravilhoso para realizar exercícios e oferece oportunidades estimulantes para os movimentos que não estão dentro dos programas tradicionais de exercícios em solo.
A prática da natação ou de actividades aquáticas melhora a capacidade cardiovascular, respiratória, o tónus, a coordenação, o equilíbrio, a agilidade, a força, a velocidade, desenvolve habilidades psicomotoras como a lateralidade, as percepções táctil, auditiva e visual, as noções espacial, temporal e de ritmo, a sociabilidade e a autoconfiança.
A natação é um desporto que pode fazer parte da vida da criança logo nos primeiros meses. Deve ser praticada de forma lúdica e recreativa, sem compromisso com as técnicas, para que haja uma adaptação ao meio aquático. Este desporto contribui para desenvolvimento do ser humano integral, nos aspectos cognitivo, emocional e social. Na natação, a criança pode experimentar os movimentos novos que aprende sem traumas de uma queda como: rolar, movimentar pernas e braços – para além disto, a água morna é um aconchegante.
Programa da Acção
Módulo I – Introdução
Acto ou desporto de nadar;
Depoimento.
Módulo II – Avaliação
Avaliação da acção - Cada formando deverá efectuar um pequeno texto, onde apresente algumas propostas de actividades ou de exercícios (relacionados com o meio aquático) para crianças/jovens com Necessidades Educativas Especiais.
Módulo III – Terapia pela água
Terapia pela água;
Água fria;
Hidroterapia.
Módulo IV – Pressupostos teóricos
Pressupostos teóricos das habilidades motoras aquáticas básicas para crianças com necessidades educativas especiais; As habilidades motoras aquáticas.
Módulo V – Sequência metodológica
Sequência metodológica de exercícios básicos/introdutórios para alunos com necessidades educativas especiais.
Módulo VI –Efeitos benéficos das actividades aquáticas
Efeitos benéficos das actividades aquáticas para as crianças/jovens portadores de deficiência;
Abordagem histórica;
Pertinência;
Benefícios fisiológicos, psicossociais, cognitivos, terapêuticos;
Conclusões.
Módulo VII – Benefícios da natação para alunos com lesão medular
Lesão medular;
Objectivos de um Programa de Natação Adaptada;
Benefícios da prática da natação aos portadores de lesão medular.
Módulo VIII – PowerPoint
PowerPoint intitulado “Hidroterapia”.
Parceria
Associação Portuguesa de Investigação Educacional;
CRUA – Clube da Rua.