Designação
Multideficiência
Destinatários
Esta acção de Formação/Sensibilização destina-se a Professores, Educadores, Psicólogos, Técnicos de Educação Especial, Encarregados de Educação, Terapeutas, Estudantes, Auxiliares da Acção Educativa e Comunidade em geral.
Apresentação
Perspectivar a educação de alunos com multideficiência é um desafio. A especificidade das suas necessidades educativas requer técnicos com elevado nível de especialização que lhes permitam identificar as suas necessidades, garantindo respostas mais adequadas.
Para que estas respostas, em contexto escolar, sejam as mais adequadas os professores precisam fazer formação na área ou então serem apoiados por técnicos especializados nas mesmas. Todavia, a atenção do professor ou técnico nesta área não deverá apenas centrar-se só em actividades práticas, ele deverá, acima de tudo, trabalhar de forma a incluir as crianças multideficientes nos contextos escolares, sensibilizando os demais para a sua presença e promovendo a adaptação da criança ao contexto.
Tendo em consideração a especificidade da intervenção por parte do professor ou técnico junto destas crianças a acção que realizamos procura apresentar algumas estratégias/actividades relativas à intervenção pedagógica junto de crianças multideficientes.
Programa da Acção
Módulo I
Enquadramento teórico;
O Papel do professor no desenvolvimento da comunicação.
Módulo II
Estratégias, materiais e actividades para desenvolver a capacidade comunicativa;
Desenvolver a comunicação no aluno multideficiente;
Módulo III
Comunicação alternativa;
Sistemas aumentativos e alternativos de comunicação;
Planificar a intervenção.
Módulo IV
Calendários para a comunicação;
Actividades práticas.
Parceria
Associação Portuguesa de Investigação Educacional.
Gabinete de Intervenção Psicomotora.